sábado, 3 de junho de 2017

28. ... e mais Poesia!

   

A rosa de Hiroshima


Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh! não se esqueçam
Da rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

MORAES, Vinicius de. Antologia poética. 11. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

A bomba de Hiroshima é um registro de horrores e lições para a humanidade.




Glossário


Telepáticas: relativo à pessoa que, sem fazer uso da vista, vê, conhece o que se passa longe.
Cálido: quente; ardente; fogoso.
Radioativa: que possui radioatividade.
Cirrose: doença crônica do fígado.





Ismália


Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar.

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...

GUIMARAENS, Alphonsus de. Ismália. In: MORICONI, Italo (org.) Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 45.



Ilustração que representa os delírios de Ismália, personagem de Alphonsus de Guimaraens.




Glossário


Ruflaram: agitaram, produziram rumor, como ave que esvoaça, tremularam.




Vento, ventania



Vento, ventania



Vento, ventania,
me leve para as bordas do céu
pois vou puxar as barbas de Deus.

Vento, ventania,
me leve pra onde nasce a chuva,
pra lá de onde o vento faz a curva.

Me deixe cavalgar nos seus desatinos,
nas revoadas, redemoinhos,
vento, ventania,
me leve sem destino.

Quero juntar-me a você
e carregar os balões pro mar,
quero enrolar as pipas nos fios,
mandar meus beijos pelo ar.

Vento, ventania,
me leve pra qualquer lugar,
me leve para qualquer canto do mundo:
Ásia, Europa, América...

Vento, ventania,
me leve para as bordas do céu,
pois vou puxar as barbas de Deus.

Vento, ventania,
me leve para os quatro cantos do mundo,
me leve pra qualquer lugar.

Me deixe cavalgar nos seus desatinos,
nas revoadas, redemoinhos,
vento, ventania,
me leve sem destino.

Quero mover as pás dos moinhos
e abrandar o calor do sol,
quero emaranhar o cabelo da menina,
mandar meus beijos pelo ar.

Vento, ventania,
me leve pra qualquer lugar,
me leve para qualquer canto do mundo:
Ásia, Europa, América...

Me deixe cavalgar nos seus desatinos,
nas revoadas, redemoinhos,
vento, ventania,
me leve sem destino.

Quero juntar-me a você
e carregar os balões pro mar,
quero enrolar as pipas nos fios,
mandar meus beijos pelo ar.

Vento, ventania,
agora que estou solto na vida,
me leve pra qualquer lugar,
me leve, mas não me faça voltar!


BENI, Carlos et al. Vento, ventania. Intérprete: Biquini Cavadão.
In: BIQUINI CAVADÃO. Descivilização. Rio de Janeiro: Polygram, 1991. 1 CD. Faixa 1.


Cenário praiano típico do litoral nordestino. Galhos e folhas se deixam levar pelo vento.





Cenário praiano típico do litoral nordestino. Galhos e folhas se deixam levar pelo vento.




Glossário


Desatinos: ausência de bom senso, loucura.







       



       


       


       



       





Conteúdo completo disponível em:






Links:


Despacito Remix - Luis Fonsi Feat. Justin Bieber, Daddy Yankee

I'm The One - DJ Khaled Featuring Justin Bieber, Quavo, Chance The Rapper & Lil Wayne

Bíblia Online

Poetry in English

Poesia em Espanhol

Sanderlei Silveira

Sanderlei Silveira

Sanderlei Silveira

Sanderlei Silveira

History in 1 Minute

Áudio Livro - Sanderlei

Billboard Hot 100 | Song Lyrics - Letras de Músicas

Educação Infantil - Vídeos, Jogos e Atividades Educativas para crianças

Santa Catarina - Conheça seu Estado

Conheça seu Estado - História e Geografia

Poesia em Português, Inglês, Espanhol e Francês

Obra completa de Machado de Assis

Dom Casmurro - Machado de Assis

Quincas Borba - Machado de Assis

Esaú e Jacó - Machado de Assis

Top 10 BLOGs by Sanderlei Silveira



As festas populares em Santa Catarina SC

Despacito Remix - Luis Fonsi Feat. Justin Bieber, Daddy Yankee - Letra Musica - Tradução em Português

Carmen de Boheme - Hart Crane - Poetry, Poem

Prédios mais altos do Mundo e do Brasil (Atualizado até 06/2017)

Paraná - Conheça seu Estado (História e Geografia)

Mato Grosso do Sul - Conheça seu Estado (História e Geografia)

O espaço geográfico e sua organização

Poem 11 - Abid ibn al-Abras

The Dark - Ellen M. H. Gates

Ode I - Amir Khusrow Machado de Assis - Quincas Borba


Nenhum comentário:

Postar um comentário